Blogs: Sem os devidos créditos!

Hoje vou falar de um tema importante e que irrita muitos blogueiros, mas somente aqueles que se esforçam em ser originais e que perdem algumas horas do seu dia escrevendo e trabalhando em um texto. E este tema é: o plágio ou cópia (ou ainda como algumas pessoas denominaram, a ‘kibagem’).

Graças ao texto do Cabeça de Blogger – Como saber se seu conteúdo foi copiado ou plagiado na web?, eu resolvi checar se alguém tinha copiado algum texto meu, foi somente por curiosidade, e coloquei o endereço do blog Doces Verdades para ver os resultados. Jamais imaginei que encontraria alguém que copiasse algo postado em um blog meu, e o pior, que esta pessoa além de não dar créditos, copiou todas as imagens, o mesmo título, o texto na íntegra e, por fim, as ressalvas que fiz!

Vou ser sincera, acho que só quem passou por isso sabe a raiva que dá. Não é possível que achem que isso é positivo! Até acho que quem me copiou não fez isto por maldade, já que é nítido que a pessoa é de um blog fã e pega na internet todos os textos que sai sobre o tal ídolo e nunca dá crédito para ninguém, eu – mesmo inocentemente – acho que ela tentar reunir todas as informações que sai no blog dela e nem se preocupa se é necessário dar créditos ou não aos textos copiados. Bem, mesmo assim ela está errada, pois tem diversos blogs fãs – que são mais profissionais – que dão todos os créditos e fontes corretamente.

Fernanda Reali até brincou dizendo que era chique, que se copiou era porque tinha gostado do meu texto. E vou falar para vocês, eu não vejo problema em copiar o texto todo ou mesmo uma parte dele, mas para tanto o tal blogueiro DEVE colocar os créditos, e tem sim que dizer de quem é o texto.

Imagine você escrever uma poesia ou um texto e depois o ver circular pela internet com a assinatura de outra pessoa? Ou mesmo uma música que você compôs? Ou uma tirinha que você desenhou? Tem gente que é tão cara de pau, que chega a fazer um ‘clone’ de algum site ou blog famoso, só para ver se assim consegue popularidade.

Não tem como o plágio não incomodar o autor. Chega a ser frustrante, pois perdermos algumas horas entre escrever o texto e editar as imagens, além de sempre estarmos pensando em um tema novo para falar. Eu mesma fico às vezes imaginando como será a cara do post, como ele será estruturado, o que será abordado… é uma trabalheira danada! E aí vem um espertinho e em menos de um minuto publica o seu conteúdo na íntegra como se fosse dele. Bonito isso, não é?

Sei que há meios de brigar contra isso, nos links que vou colocar abaixo, vocês podem encontrar. Só que quem tem esse tipo de conduta, desestimula quem cria seus próprios posts a continuar a escrever.

O meu caso foi apenas um, conheço blogueiros que quase desistiram de seus sites por causa desses ‘parasitas’ – como foram chamados os plagiadores em uma campanha criada na internet.

Não sei se é falta de criatividade, se é por sempre buscar o jeito mais fácil de conquistar algo ou se é falta de caráter mesmo, mas gostaria que alguém me respondesse… onde isso vai parar? Esse rumo desvirtuado que muitos seguem, é o caminho do sucesso? 

Só uma coisa, a pessoa que segue pelo caminho mais fácil e muitas vezes errado… pode se perder e nunca mais se encontrar. Tente ser original, com certeza as conquistas irão chegar até você, poderão até demorar mais, mas elas virão para ficar!

Vou fazer um mea culpa! As imagens que colocava no meu antigo blog, eu pegava do google/imagens e, muitas vezes, tentava achar de quem eram, mas era uma tarefa quase impossível, já que as mesmas são reproduzias em dezenas de sites. Mas, caso alguém se sinta lesado, me avise, que darei os créditos ou mesmo posso tirá las do blog.

Como não tenho muito tempo de internet nem conhecimento suficiente sobre o tema, indico os links abaixo, que são de pessoas que falam com melhor propriedade do assunto! Leiam e se informem mais!

Classificação Internacional dos Kibadores

Coloque um aviso anti-plágio no seu blog

Descubra quem anda copiando seus posts

Copiar, Plagiar, Ctrl + C .etc…

Proteja o seu conteúdo dos plagiadores com My Free Copyright.

Sobre Plágio e Blogueiros Parasitas

Copiar conteúdo de outros blogs é divulgação?

Ter posts copiados/plagiados pode ser bom?

Nem tudo é mau quando copiam os posts?

Leave a comment