Blogs: Eu gosto dos comentários sim, obrigada!

Falar sobre os comentários de um blog é sempre uma coisa complicada, e o interessante que por esses dias foram publicados alguns posts acerca do assunto, e que no final complementam o que vou escrever hoje. A Juliana do ‘Dicas Blogger’ postou o texto Um blog precisa mesmo dos comentários?

A Elaine Gaspareto do ‘Um pouco de mim’ publicou o texto Como ter mais comentários em meu blog?

Já minha opinião sobre esse assunto é a seguinte… Todo blogueiro precisa dos comentários. Eles agregam ao texto, trazem mais conteúdo e, principalmente, é o feedback dos leitores, que ajudará a quem escreve a sempre melhorar, a se reinventar ou até saber qual o rumo que o blog deverá seguir.

Eu gosto dos comentários sim, adoro! Não somente aqueles que conseguem massagear um pouco do ego, ou que concordam com o que escrevi e complementam a idéia do texto, mas daqueles que discordam e que trazem uma nova perspectiva do assunto.

Escrever um post e ficar sem comentários é um pouco frustrante, é a resposta que algo desandou, mas serve para o autor refletir – talvez o assunto não seja de interesse dos leitores do blog, ou texto ficou confuso, ou ofendeu algumas pessoas ou até mesmo era extenso o bastante e difícil de ler.

Por todas as questões levantas eu, a cada texto publicado, desejo ver muitos comentários!

Só que apesar de ser uma coisa positiva, tem o lado negativo, aquele que o blogueiro tem que conviver e que muitas vezes desestimula e irrita.

Minha vida como comentarista é muito mais longa do que como autora de textos, sempre tive uma conduta correta na internet, mas também já vi muita coisa que não concordava, e como dona de um blog descobri muitas coisas desagradáveis.

Uma são as pessoas que só lêem por alto o seu texto, ou então só vêem o título ou ainda pior só olham uma parte do que está escrito. Se o texto está grande ou não gerou muito interesse, é preferível que não comente. O que acontece é que essas pessoas acabam fazendo comentários absurdos, ou falam algo que não tem nada a ver com o texto em questão, ou fazem uma crítica que está muito bem explicada no texto, ou, na maioria das vezes, mostra que não leu uma linha sequer. Então, se o texto por algum motivo não foi do seu agrado, por que comentar? Para ser simpático? Para que visitem também seu blog?

Eu jamais fiz isso! Quando eu gosto do texto eu leio por inteiro e, com certeza, comento depois, às vezes apenas para dizer que gostei do que li, caso eu não tem nada a acrescentar, e sempre tentando ao máximo ser coerente com o assunto. Se eu achei interessante e não sei o que comentar, eu indico o texto para outras pessoas e às vezes não escrevo nada. E quando, por algum motivo, achei o post chato ou o assunto não me agrada, eu simplesmente saio e vou visitar outros blogs.

Outro tipo de comentarista são os que querem apenas visitas em seu blog. Ô coisa chata! Eles chegam no sistema de comentários e escreve: “oi, gostei, visite meu blog tal…” “legal, visita o blog x” “dê uma passadinha em meu blog também” “Vamos trocar links?” “E aí, quer fazer parceria?”

Aos que fazem isso e sem querer ser dura demais, PARE AGORA! Comente, leia o texto, se mostre, que com certeza o blogueiro irá visitar seu blog. Eu mesmo visito todos os blogs das pessoas que comentavam ou seguiam o ‘Doces Verdades’, se por acaso eu gostar eu irei linkar ou seguir com o maior prazer. No entanto, se você deseja apenas que eu te visite ou faça parceira, entre em contato pelo formulário acima. Você poderá me mandar uma mensagem e entrarei em contato com você depois, e por favor, não faça isso num espaço para discutir um determinado tema.

Só que apesar de irritar um pouco, os dois tipos citados acima não agridem e dá para conviver com eles. No entanto, existe uma praga na internet, os comentaristas que só querem criar confusão, agredir e descarregar sua vida infeliz nas outras pessoas.

Por causa deles meu antigo blog tem moderação e cortei de vez os anônimos. Pois se a pessoa deseja ser agressiva, que pelo menos não se esconda através de um perfil anônimo, que mostre a cara. A moderação também é necessária, pois tem gente que perdeu completamente o bom senso, não tem educação e usa a internet para fazer bagunça e atacar as pessoas que não tem nada a ver com seus problemas.

Os meus espaços nuca vão trazer textos tão polêmicos e também não irão atacar nenhuma pessoa, raça, religião, opção sexual, partido político… sempre serão blogs pessoais e eu jamais ganhei algum centavo por eles, então não irei tolerar comentários mal educados, desrespeitosos e que ataquem a minha pessoa ou as pessoas que aqui comentam. E acho que todo o blogueiro deveria fazer o mesmo.

O blog é para entretenimento, informação e troca de idéias. Então, lembre – se daquela frase: “Grandes mentes discutem idéias; mentes médias discutem eventos; mentes pequenas discutem com pessoas.”

Criticar ou discordar do que a pessoa escreveu é um ponto, você pode dar sua opinião sobre o assunto, sem direcionar sua raiva para ninguém, dizendo apenas o que você acha sobre o que está escrito.

Agora se você acha que o blogueiro falou algum absurdo e que o cara é o maior babaca da face da Terra, respira fundo, conta até 10 e clica no X ali do canto direito. E nuca mais volte ao blog do cidadão. Afinal, para que ir num lugar onde eu não me sinto bem e não gosto da pessoa, se existem tantos espalhados por aí que me agradam? Não quero sofrer não, então, querido(a) não alimente sua raiva! E não desconte ela em quem não merece e muito menos é o motivo dela existir.

Não criei política de comentários e nem pretendo, aceito e gosto de quase tudo que os leitores escrevem, só rejeito alguns que não sabem se expressar corretamente. No mais comentem, critiquem, elogiem, falem e escrevam bastante, pois é isso que nos estimula diariamente a continuar essa jornada pelo mundo virtual!

Leave a comment